A entrega dos formulários teve início no dia 1º de junho e encerra em 31 de outubro

Os produtores envolvidos com a pecuária no RS têm até o final do mês de outubro para preencher a Declaração Anual de Rebanho. O formulário neste ano passou por uma reformulação e está mais amplo. O objetivo é gerar um retrato mais completo sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul, incluindo informações sobre o controle sanitário nas propriedades. No total, 380 mil declarações são esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A declaração é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais que trabalham com agronegócios de produção animal. A entrega dos formulários teve início no dia 1º de junho e encerra em 31 de outubro. A partir de 1º de dezembro, o produtor inadimplente não poderá emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), ou seja, aqueles produtores que não entregaram a declaração ficarão com a propriedade bloqueada até que sejam tomadas as devidas medidas. 

Atualmente Estância Velha possui, 155 propriedades de bovinos (com 957 cabeças de gado), 140 propriedade de equinos (com 316 equinos), 57 propriedades de suínos (com 314 suínos). a Declaração Anual de Rebanho pode ser preenchida na Prefeitura, no setor de Agricultura da Secretaria de Meio Ambiente, de segundas a quintas-feiras das 12h às 18h e sextas-feiras das 7h às 13h.

Data de publicação: 13/10/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV

Compartilhe!