O começo da tarde desta segunda-feira, dia 18, foi marcado pelo início das obras de instalação da empresa DGT Tecnologia em Estância Velha. A colocação da primeira estaca da obra foi acompanhada in loco pelo prefeito Diego Francisco, e pelos secretários Laura Leuck, do Planejamento Urbano, e José Dresch, da Administração e Segurança Pública.

A comitiva do Executivo foi recepcionada pelos sócios da DGT, Lucas Arruda e Maurício Loeser. “É um sentimento de alegria imensa iniciar essa obra, e nosso desejo é de trazer um polo tecnológico para a região do Vale do Sinos, e Estância Velha nos recebeu de braços abertos”, pontua Lucas Arruda, sócio da DGT.

Arruda frisa que a Prefeitura auxiliou a empresa a superar todos os entraves burocráticos necessários para qualquer instalação de empresa. “É uma perspectiva que se abre para um novo mundo, de tecnologia, não só para a parte da tecnologia em segurança, mas a inteligência artificial na área da educação e da saúde. E o corredor que isso irá desenvolver é algo que nem nós conseguimos imaginar”, projeta.

“Identificamos, desde o início da gestão, a necessidade de aumentar o número de empregos e de empresas na cidade. Quando soube que a DGT procurava uma cidade para se instalar, trabalhamos - e muito - para que viesse para cá”, relembra o prefeito. Diego Francisco ressalta que a DGT é uma empresa não só reconhecida no Estado, mas em outros estados brasileiros como empresa referência na área de tecnologia. “Por isso, a gente fica feliz por ter sido escolhido, e vamos fazer o que for possível para atender as expectativas da empresa, como já temos feito não só com a DGT, como com outras empresas que demonstram interesse em se instalar em Estância Velha”, pontua.

A instalação da “pedra fundamental” da DGT em Estância Velha contou com outra importante presença. O chefe da Divisão da Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, major Moacir Almeida Simões Júnior, esteve presente no ato. “Já temos algumas parcerias e contratos com a empresa DGT, e nossa perspectiva é de uma mudança da ideia de videomonitoramento  de observação para uma ideia de análise. Neste sentido, este investimento da DGT é importante, pois temos esperança de que seja um polo de concentração de inovação e tecnologia”, analisa Simões.

A instalação da DGT em Estância Velha foi anunciada ainda em 2021. Depois de vencidas barreiras burocráticas, a empresa iniciou a construção da sua sede própria, que ficará na rua lateral da BR-116, ao lado do viaduto sobre a rua Rincão, no bairro Rincão dos Ilhéus. A previsão é de que a obra esteja concluída em novembro deste ano, mês em que a DGT completa mais um ano de fundação. A estimativa é de que sejam investidos de R$ 12 milhões a R$ 15 milhões na construção do prédio.

Ao se instalar em Estância Velha, a DGT estima gerar 100 empregos diretos e indiretos, mas tem previsão de aumentar o quadro de pessoal para 350 empregos a médio e longo prazo. A empresa tem um faturamento anual estimado em R$ 100 milhões, mas projeta alcançar um faturamento de até R$ 120 milhões/ano. Implica dizer que a chegada da empresa representará um impacto positivo ao orçamento municipal de 2% de INSSQN, o que, em reais, pode chegar a R$ 3 milhões a mais na arrecadação do Município por ano.

Data de publicação: 18/04/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer