Na manhã deste sábado, dia 10, ocorreu a solenidade de distribuição regional da Chama Crioula, no CTG Estância do Campo Grande. De Estância Velha, que foi escolhida pela 30ª Região Tradicionalista para ser a cidade sede da guarda de honra da chama, a centelha foi distribuída para 12 cidades da região, entre as quais estão Campo Bom, Novo Hamburgo, Morro Reuter, Dois Irmãos e Lindolfo Collor.

O evento, que reuniu diversas autoridades políticas e tradicionalistas, também marcou o início dos festejos da Semana Farroupilha em Estância Velha. As comemorações seguem até o próximo dia 20 de setembro, quando está previsto o desfile alusivo à data pelas quatro entidades tradicionalistas do município, entre outras atrações.

Antes da distribuição da chama, que é um símbolo da tradição gaúcha, autoridades falaram ao público que prestigiou a solenidade. O vice-prefeito e secretário de Obras, Airton Haag, falou sobre a importância de manter viva a tradição gaúcha. “Nós, aqui em Estância Velha, além de estarmos trabalhando muito para entregar melhorias à cidade, também estamos investindo em cultura. Ou seja, a gente também trabalha para que essa Chama nunca se apague”, colocou.

O presidente da Associação Gaúcha Estanciense (AGE), Vilson Rauber, lembrou que as ações relativas à Semana Farroupilha iniciaram tão logo a Chama Crioula chegou ao município. “Desde o final de agosto, mais de 2.000 crianças passaram pelos galpões da cidade e conheceram um pouco da história do nosso Rio Grande, do simbolismo da Chama Crioula, e da cultura tradicionalista”, disse. Desde o dia 25 de agosto, a Administração organizou visitas de alunos de escolas municipais aos CTGs.

Já o presidente da 30ª RT do MTG/RS, Carlos Alberto Moser, agradeceu a Administração pela organização e empenho como cidade sede da guarda de honra da Chama Crioula, e também valorizou os cavalarianos que buscaram a chama em Canguçu no mês passado. Por fim, falou do orgulho de ser tradicionalista. “Nossa cultura mexe com o coração e o sentimento, e é por isso que essa tradição nunca vai deixar de existir”, colocou.

Programação da Semana Farroupilha de Estância Velha
Dia 10 - Distribuição Regional da Chama Crioula – CTG Campo Grande