O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica

Os agentes da Guarda Municipal de Cachoeirinha, liderados pelo comandante Júnior,  estiveram nesta terça-feira, 28, em Estância Velha para conhecer o Programa Mulheres Protegidas. Agentes da Guarda Municipal estancienses, comandados pelo secretário de Segurança José Dresch e o comandante da Guarda Municipal Sílvio Marques, passaram os detalhes e explicações sobre a criação e o desenvolvimento do programa. O delegado Rafael Sauthier participou de uma parte da atividade destacando que o sucesso do programa existe por conta da parceria firmada entre os órgãos de segurança da cidade, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Judiciário. “Somos privilegiados em termos forças de segurança tão unidas aqui em Estância Velha”, comentou o delegado.    

Conforme o comandante Silvio Marques da Guarda Municipal de Estância Velha, “os colegas de Cachoeirinha estão realizando hoje o treinamento teórico, depois novas datas serão definidas para a realização do estágio prático supervisionado,” explica Marques. 


MULHERES PROTEGIDAS

O Programa Mulheres Protegidas conta com o Grupamento de Proteção à Mulher da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violências e estão sob medidas protetivas. O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social. Além disso, o programa também prevê uma casa de passagem para que as mulheres possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário. Com isso, sob a proteção da Guarda Municipal, estarão seguras de novos ataques.

Data de publicação: 28/02/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV

Compartilhe!