Mesmo com números positivos, o governo quer melhorar ainda mais o desempenho para acelerar a aprovação de projetos a partir de novos investimentos que serão realizados pela administração.

A construção de obras públicas e privadas passam, previamente, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O acompanhamento e fiscalização da execução destas obras com análise, vistorias, emissão de Habite-se e alvarás de construção, fazem parte das atribuições do setor.

Apenas em 2022, foram 584 projetos encaminhados para a avaliação da secretaria, sendo 555 aprovados para a execução de residências, loteamentos, indústrias e comércios. Os projetos que estão incorretos sempre recebem parecer com melhorias e ajustes para futura aprovação.

Outro trabalho importante da secretaria neste período foram os 1.657 estudos de viabilidades. Quando empresas, atraídas pelas oportunidades que Estância Velha oferece, buscam se instalar na cidade, um pedido é realizado para determinar se o negócio pode ser construído em um determinado local. Este procedimento também acontece com novos empreendimentos imobiliários.

Mesmo com números positivos, o governo quer melhorar ainda mais o desempenho. A secretária Laura Leuck espera acelerar a aprovação de projetos a partir de novos investimentos que serão realizados pela administração. “Estamos encaminhando a implementação de um novo software aqui na Prefeitura, e isso nos possibilitará realizar algumas etapas de forma mais prática e, consequentemente, mais rápida, o que ajudará na aprovação de projetos, estudos de viabilidade, emissão de habite-ses e alvarás de construção", projeta.

O cidadão pode ter acesso aos serviços da pasta por meio de protocolo, que deve ser aberto, presencialmente, na Prefeitura. O atendimento diretamente com os profissionais do setor de análise e aprovação de projetos, acontece às sextas-feiras, das 7h30 às 12h30, mediante horário marcado. Os horários poderão ser marcados diretamente no centro administrativo no telefone 3561-4050, ramal 2256.

Data de publicação: 03/03/2023

Créditos: Wesley Wierganowiez