Popularmente conhecido como Ecoponto, local serve para receber descartes domésticos que não são recolhidos pela coleta seletiva
Iniciado em 2021, o LEV em suas edições itinerantes já recolheu mais de 800 toneladas de resíduos. A ação foi criada pela Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) para facilitar o descarte do material que não é recolhido pela coleta seletiva do município, tais como pequenos volumes de entulhos, restos de construção, madeiras, resíduos de jardinagem, entre outros. A partir de agora, todo estanciense que for descartar seus resíduos deverá preencher uma ficha e apresentar comprovante de residência. “É uma fiscalização necessária, tendo em vista que o programa acabava acumulando entulhos de pessoas de cidades vizinhas, o que não é o propósito”, salienta Viviane.
Desde o final de 2023 até maio deste ano, o mau uso do LEV passou a ser prejudicial para os moradores. Neste período o programa registrou um alto volume de descartes, desrespeitando o limite indicado de cada contêiner. “Além disso, mesmo depois que os contêineres eram retirados, as pessoas continuavam depositando seus resíduos em áreas indevidas e lotes públicos”, aponta. O mau uso do Local de Entrega Voluntária (LEV) fez crescer o número de reclamações quanto ao depósito irregular de lixo em diferentes bairros. A prática constitui-se em um crime ambiental.
Ecoponto fixo
A partir do novo ponto fixo para a entrega voluntária de pequenos volumes de entulhos, a Prefeitura vai novamente avaliar a adesão ao programa e como a comunidade vai responder perante suas regras. “Se as necessidades forem atendidas, podemos pensar no futuro em ampliar o número de ecopontos”, afirma Viviane.
Serviço:
Local de Entrega Voluntária - Ecoponto fixo
Avenida Primeiro de Maio,1001, no bairro Rincão da Saudade (próximo a Rua 13 de Maio)
Atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Necessário apresentar comprovante de residência
O que pode ser descartado
- móveis;
- materiais de construção;
- podas;
- restos de jardinagem.
Não podem ser descartados
- resíduos domésticos;
- resíduos industriais;
- resíduos de saúde (medicamentos).
Resíduos Eletrônicos
O descarte de resíduos eletrônicos pode ser realizado no Ecoponto, localizado na Secretaria de Obras (Rua Monteiro Lobato, nº 75, Centro). Os horários de atendimento são das 7h às 13h de segunda a sexta.
Eletrônicos permitidos:
Equipamentos de informática (monitores, notebooks, impressoras, fones, webcam etc.);
Aparelhos, baterias, carregadores de celular;
Tv, dvd, cd, vídeo cassete;
Linha branca (refrigeradores, microondas, forno elétrico, máquina de lavar e eletrodomésticos em geral);
Lâmpadas de led;
Máquina fotográfica, câmera filmadora e rádios de comunicação.
Eletrônicos proibidos:
Pilhas alcalinas;
Baterias recarregáveis;
Lâmpadas comuns e fluorescentes.
Data de publicação: 14/10/2024
Créditos: Robson Nunes/PMEV
Créditos das Fotos: Robson Nunes/PMEV