Entre os meses de junho e julho (período estimado), a companhia fará a instalação de uma nova rede de água para substituir uma rede antiga, com mais de 40 anos.

A Corsan iniciará nos próximos dias uma obra que poderá causar impactos no trânsito e no comércio estabelecido ao longo da rua Portão, entre os bairros Centro e Das Quintas. Entre os meses de junho e julho (período estimado), a companhia fará a instalação de uma nova rede de água para substituir uma rede antiga, com mais de 40 anos. 

A obra será realizada por etapas, começando pela região central, entre as ruas Presidente Lucena e Anita Garibaldi. Neste trecho, a Corsan promete usar o método não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas extensas, e o serviço não deve interromper a circulação por completo na rua, mas devem ocorrer paralisações parciais. Concluída essa etapa, os trabalhos seguem em direção ao bairro Lira, porém, usando o método escavado (convencional), com a abertura de valas. Nestes casos, as intervenções na rua são maiores.

A nova rede de água irá até a esquina da rua Egon Schmitzhaus, no bairro Das Quintas, onde será interligada com uma rede já existente. Antes de iniciarem as intervenções que irão mobilizar equipes e máquinas na rua e sobre o passeio público, a empresa contratada pela Corsan fará um trabalho técnico de sondagens, marcações de vias e a solda de tubos Pead, o que não deve gerar transtornos à comunidade. 

Segundo a Corsan, o avanço esperado das obras é de cerca de 60 metros por dia útil trabalhado. Como estão previstas cerca de 25 interligações com redes existentes, ocorrerão, eventualmente, interrupções no abastecimento de água, principalmente em partes do Centro e do Lira. A companhia promete comunicar previamente as interrupções de abastecimento bem como os eventuais desvios no trânsito.


A Administração acompanha os preparativos para a obra desde o ano passado. “É uma obra complexa e que pode causar impactos importantes no dia a dia da comunidade, por isso, nosso interesse em acompanhar tudo. Inclusive, criamos um grupo de trabalho que é coordenado pela secretária Viviane Diogo, do Meio Ambiente. Entendemos a importância da obra, mas fizemos algumas exigências à Corsan para que esta obra cause o menor transtorno possível”, explica o prefeito Diego Francisco.

Data de publicação: 07/06/2023

Créditos: Isaías Rheinheimer

Compartilhe!