Com o objetivo de destacar a importância dos jovens na construção de um mundo melhor, a Prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura anuncia oficialmente o nome da Patrona da 42ª Feira do Livro do município. A estanciense Maria Eduarda Andára Fagundes, ou simplesmente Duda Fagundes, como gosta de ser chamada, tem apenas 21 anos e já conta com duas obras escritas e publicadas com grande sucesso.

Conforme o diretor de Cultura Raoni Forian, Duda representa o futuro e a importância de que os jovens se inspirem na sua trajetória de vida para ousar e acreditar nos seus sonhos.

Maria Eduarda é filha de Ronie Fagundes e Fabrícia Andára Fagundes, formada no Curso Normal, atualmente cursa a faculdade de Letras, e reside com a família no bairro Encosta do Sol. Duda não escondeu a emoção ao receber o convite feito pelo prefeito Diego Francisco na tarde desta quinta-feira. “Meu Deus, quanta honra”, exclamou a jovem ao receber a notícia.

Duda que supunha que seria convidada para falar na feira do Livro, tomou um susto ao ser informada que seria a Patrona do grande evento literário do município. Fazendo um esforço para conter a euforia e as lágrimas contou que “eu sempre soube que em algum momento me tornaria escritora, mas eu imaginava que seria mais tarde, quem dirá ser patrona de feira do livro da minha cidade, pra mim, isso é a prova definitiva de que a arte é pra todo mundo”, disse ela definindo o seu sentimento naquele momento.

SUCESSO PRECOCE

Maria Eduarda Andára Fagundes nasceu em um lar onde a arte sempre foi muito valorizada, seus pais cantam no Coral União, e desde pequena Duda sempre foi apaixonada pelo mundo das palavras. Antes mesmo de começar a ler, já inventava histórias. Depois de um tempo, começou a se aventurar na escrita, passando a explorar vários gêneros. Escrevia histórias e montava livrinhos com folhas de papel e desenho, até que se encontrou na poesia, e aí não parou mais. Começou a escrever seu primeiro livro em 2014, e em 2018, com apenas 16 anos, viu a sua obra “O oceano que há em nós” virar realidade.

Depois disso, pegou gosto pela escrita e viu que tinha potencial para mais. Durante a pandemia passou escrevendo e se dedicando até que juntou o material necessário para lançar o seu segundo livro: “O que eu via da janela.”

Formada em Magistério, pelo Instituto Ivoti, fez seu estágio na EMEF Walter Bauermann, em 2021, e depois fez mais um período de estágio em 2022 na EMEF Selvino Ritter. ”Tenho muito carinho por essas escolas e a equipe delas”, conta Duda, que atualmente trabalha em uma escola de inglês. “Quero participar e curtir muito intensamente esta oportunidade. Agradeço muito o convite e vou fazer o possível para inspirar muitos jovens para que acreditem nos seus sonhos”, finaliza a Patrona da 42ª Feira do Livro de Estância Velha.

Data de publicação: 12/05/2023

Créditos: Sandra Costa