A Secretaria da Saúde tem um motivo especial para comemorar no encerramento deste mês de março. O Governo Federal através do Ministério da Saúde acaba de divulgar a nota de desempenho nos indicadores dos municípios, no 3º Quadrimestre de 2022 do programa Previne Brasil. Com a nota 8,13, Estância Velha ficou em 2º lugar entre os municípios da Região do Vale dos Sinos, e 155º colocada entre os 492 municípios gaúchos. A nota de Estância Velha no 2º quadrimestre de 2022 foi de 3,5, o que evidencia a evolução do trabalho realizado pela equipe gestora da Saúde. “Estamos trabalhando muito e queremos melhorar cada vez mais para ser referência na nossa região,” comenta Patrícia Rocha coordenadora da Atenção Básica do município.

O programa Previne Brasil tem como objetivo incentivar ações estratégicas na Atenção Básica. Para atingir esta nota, Estância Velha promoveu capacitações para os funcionários, monitoramento dos indicadores e sensibilização das equipes. O trabalho é desenvolvido dentro das unidades de saúde, os indicadores são voltados para qualificação de pré-natal, vacinação de crianças, saúde da mulher (exame citopatológico preventivo de CA), atenção à saúde do hipertenso e diabético, além do cadastramento da população nos serviços de saúde.

“O reconhecimento é uma motivação a mais para nós que buscamos a excelência no atendimento à nossa população. Não tenho nenhuma dúvida que a melhora na área da Saúde começa pela atenção básica”, avalia o Prefeito Diego Francisco.

Data de publicação: 27/03/2023

Créditos: Sandra Costa