A campanha é de suma importância para informar e proteger as mulheres de importunação.

Depois de dois anos, Estância Velha vai realizar novamente a festa mais popular do Brasil. Com muita cultura, festa, música e alegria, o Carnaval de Rua acontecerá no dia 25 de fevereiro. Porém, junto com todos estes sentimentos, sempre o respeito deve prevalecer para que a diversão não vire uma dor de cabeça entre os foliões.

E para combater o assédio sexual que nos alerta em nível nacional, a Prefeitura, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançou a campanha “Não é não - Depois do não, tudo é assédio”. Além de um trabalho para o período de carnaval, a ação abrangerá uma ampla divulgação em painéis interativos no CREAS, redes sociais e grupos de apoio às mulheres. “Esta ação já é uma abertura dos trabalhos que a gente vai ter ao longo do mês de março em comemoração às atividades do dia da mulher” destacou Carol Vanzin, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Segundo o prefeito Diego Francisco, a campanha é de suma importância para informar e proteger as mulheres de importunação. “Estamos divulgando amplamente esta campanha para auxiliar ainda mais as ações em defesa dos direitos das mulheres que temos na nossa cidade. É necessário conscientizar os homens que não existe uma permissão para tocar no corpo das mulheres em nenhuma hipótese e que o carnaval não é uma exceção” alertou o prefeito.

A mulher que for vítima deste tipo de crime, deve fazer a denúncia através dos telefones 180 ou no whatsapp de plantão do CREAS 51 8915-2137. Além disso, é importante descrever com detalhes o autor da importunação.

O Carnaval de Rua de Estância Velha terá o seu desfile principal no dia 25 de fevereiro, sábado, às 20h30 na Avenida Presidente Vargas. O evento terá entrada gratuita e contará com entidades, Escolas de Samba do município e show com a Banda Saldanha. As agremiações que irão se apresentar são Academia de Samba Asas da Liberdade (bairro Rincão dos Ilhéus) e Escola de Samba Unidos da Ponte (bairro União). Depois do desfile das escolas, a avenida estará liberada para os foliões aproveitarem o show da Banda Saldanha, de Porto Alegre.

Já no domingo, dia 26, será a vez das crianças desfrutarem da alegria contagiante do carnaval. Brinquedos infláveis, recreacionistas e brincadeiras alusivas ao Carnaval estarão à disposição das crianças das 15h às 18h, no PAC - Pavilhão de Atividades Culturais Ênio Trein.

Data de publicação: 14/02/2023

Créditos: Wesley Wierganowiez