A recomendação dos agentes de endemia do município é de que os potes usados para dar água aos animais sejam higienizados diariamente, não somente com a troca de água, mas com a lavagem completa com uma esponja, para que sejam eliminados estes ovos

Conforme a coordenadora da VISA - Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, os principais focos encontrados de larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e chikungunya, estão nos recipientes usados para hidratar os animais. “Nas vistorias feitas pelos agentes de endemias, quase 30% dos focos encontrados foram nos bebedouros dos animais”, explica Eliane. Ainda conforme a coordenadora, os ovos do mosquito depositados nas bordas destes recipientes, levam apenas três dias para se transformarem em larvas e depois, de cinco a sete dias para virarem mosquitos. 

Em baldes, vasilhas velhas, potes de plantas e ralos também foram encontradas grandes quantidades de larvas. A recomendação dos agentes de endemia do município é de que os potes usados para dar água aos animais sejam higienizados diariamente, não somente com a troca de água, mas com a lavagem completa com uma esponja, para que sejam eliminados estes ovos. Nos potes de plantas, a recomendação é de que seja utilizado terra, a fim de evitar acúmulo de água. “Todo acúmulo de água parada é um local propício para os ovos do mosquito, por isso a importância em evitar água parada em todos os locais”, recomenda a coordenadora. 

MUTIRÃO
Na próxima quarta-feira, dia 8, os agentes de endemia estarão nos bairros Campo Grande (manhã) e União (tarde), realizando uma varredura e o recolhimento de objetos descartados, possíveis locais onde a água possa ficar parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os agentes irão passar por algumas ruas dos bairros orientando sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, distribuindo folders informativos sobre o tema. “É extremamente importante que a população redobre os cuidados nas residências a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito”, finaliza Eliane. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 3551-1417.

Data de publicação: 07/02/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV

Compartilhe!