No mês de janeiro, novas armadilhas serão instaladas e dois mutirões de limpeza serão realizados.

Está novamente ligado o alerta sobre os cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya, em Estância Velha. É extremamente necessário que a população redobre os cuidados nas residências a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito. 

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, em dezembro, 100 armadilhas foram instaladas em vários pontos da cidade. Nelas, foi colocado uma solução à base de levedo de cerveja em um pote com água com o propósito de atrair a fêmea do mosquito para que deposite os ovos neste recipiente. Nos próximos dias, novas armadilhas serão instaladas nos mesmos locais para uma nova avaliação. 

As ações se concentraram nos bairros Rincão Gaúcho, Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente, regiões que registraram, recentemente, muitos focos do Aedes aegypti. “A intenção não é apenas eliminar os ovos do Aedes. O projeto se propõe a realizar ações preventivas, de controle da circulação do mosquito na cidade”, explica Eliane Fleck, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Estância Velha foi uma das vinte cidades escolhidas pela SES - Secretaria Estadual da Saúde, para aplicar novas estratégias de combate ao mosquito da dengue. A ação de monitoramento do mosquito acontece através do projeto em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estância Velha foi uma das cidades escolhidas pela sua logística, pela atuação reconhecida da equipe de agentes de endemia, e pela boa estrutura da Vigilância em Saúde do município.

Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 3551-1417.

MUTIRÕES DE LIMPEZA
No mês de janeiro, dois mutirões de limpeza serão realizados. No dia 06, os profissionais estarão realizando o recolhimento do lixo no Cemitério Municipal, às 10h. Já no dia 16, os agentes de endemias irão passar por algumas ruas do bairro Sol Nascente para um combate aos focos do mosquito. Em caso de chuva, os mutirões serão cancelados e remarcados para outra data.

Data de publicação: 26/12/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV