As ações estão sendo feitas nas UBS dos bairros Lago Azul, Nova Estância, Floresta, Centro e Campo Grande.

A Secretaria de Saúde está promovendo neste mês, ações relacionadas à campanha do Dezembro Vermelho. Ações de conscientização para prevenção, diagnóstico e tratamento precoce para o vírus HIV/AIDS e também de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) estão sendo realizadas em algumas das Unidades de Saúde da cidade. 

As ações estão sendo feitas nas UBS dos bairros Lago Azul, Nova Estância, Floresta, Centro e Campo Grande. Em todas as unidades, um trabalho de decoração do local foi realizado para chamar atenção e sensibilizar a comunidade dos cuidados de conscientização e prevenção para a campanha. 

Todas as atividades acontecem no horário de funcionamento de cada unidade. Nos bairros Centro, Campo Grande e Floresta, também é realizada a oferta de testes rápidos para detecção precoce de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. A campanha surgiu em 1988, quando o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado anualmente no dia 1º de dezembro, como forma de conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV. O nome “Dezembro Vermelho” está relacionado à cor que simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.

Data de publicação: 22/12/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Arquivo/PMEV

Compartilhe!