O investimento da sala girou em torno de R$ 17 mil, e contemplou a aquisição do kit amamentação, caixa de som, maca, balanças, saco recipiente, mesa auxiliar, bomba extratora, kit barriga didática além dos sofás

Na tarde desta segunda-feira, 7 de novembro, Estância Velha deu mais um passo importante rumo ao cumprimento das metas do Plano Municipal de Saúde 2021/2024. Foi inaugurada oficialmente a segunda Sala de Amamentação do município, na UBS Campo Grande. A primeira sala já está em funcionamento desde dezembro de 2021, no Posto de Saúde Rincão II. O prefeito Diego Francisco fez questão de acompanhar a inauguração desta tarde, e conversar com a equipe do posto e as mamães que acompanharam o ato. “Uma das principais reivindicações da população é a melhoria na área da saúde. Nós estamos sempre tentando oferecer o melhor para a nossa comunidade. Esta é mais uma melhoria que demonstra nossa intenção de humanizar o atendimento na saúde em todos segmentos, especialmente na atenção básica”, explica Diego.  

O ambiente exclusivo e apropriado oferece apoio técnico para as mamães, com orientações sobre a amamentação. A equipe do posto foi capacitada para auxiliar na orientação e observação da mamada, no sentido de oferecer acolhimento às adaptações necessárias na relação entre bebês e mamães. Como forma de garantir o aleitamento materno no mínimo até os seis meses, para aquelas que precisam trabalhar após o período da licença maternidade, é disponibilizado o recurso da máquina extratora e informações sobre a maneira correta de coletar e reservar o leite, para que a criança possa ser alimentada posteriormente. Além de aprender a remover o leite, a mamãe pode se utilizar do recipiente para acondicionar o alimento. 

O investimento da sala girou em torno de R$ 17 mil, e contemplou a aquisição do kit amamentação, caixa de som, maca, balanças, saco recipiente, mesa auxiliar, bomba extratora, kit barriga didática além dos sofás.


MAMÃES APROVARAM 

Daniela Lemes de Oliveira e a filha Laura de 7 meses, e Paula Vieira Vandes e a pequena Ana Beatriz de 8 meses, aprovaram o local e já aproveitaram para aumentar o vínculo entre mamãe e bebê, em um ambiente calmo e apropriado. As duas são usuárias da unidade de saúde e fizeram todo o pré-natal com a equipe do Campo Grande. “Estou muito feliz com a novidade, porque além de ser tranquilo, temos todo o acompanhamento, inclusive com a pediatra dos nossos filhos”, elogiou Paula. 

Data de publicação: 07/11/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV

Compartilhe!