Visando controlar a proliferação do mosquito borrachudo a Secretaria Municipal de Saúde, que mantém a coordenação do Programa Municipal de Controle ao Mosquito Borrachudo,  adquiriu um inseticida biológico - o Bacillus thuringiensis var. israelenses (BTI), e realiza a entrega do produto aos aplicadores voluntários do município. O BTI é um produto biológico que auxilia no controle dos insetos e deve ser aplicado em rios, arroios e córregos. Ao todo são mais de 40 voluntários que realizam esse trabalho de contribuir com a população no objetivo de diminuir a morbidade humana pelas picadas dos insetos.

Para padronizar a aplicação do inseticida biológico e quebrar o seu ciclo reprodutivo é preciso manter ações preventivas, como evitar desmatamento nas beiras de arroios, descarte de resíduos orgânicos e a cada 15 dias repetir a aplicação do inseticida. É importante que os aplicadores sigam as instruções e as datas para que o produto tenha o efeito esperado. O BTI não é um inseticida, mas sim, formulado a partir de bactérias que são ingeridas pelas larvas do mosquito, provocando sua morte.

Os munícipes interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, através do telefone: 3551-1417 para agendamento da entrega do bioinseticida, além do recebimento das instruções.

Data de publicação: 07/11/2022

Créditos: Sandra Costa