A realização da obra se transformou em uma meta do governo municipal a partir de 2021, quando o prefeito Diego Francisco assumiu a Administração.

Com a presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, Estância Velha deu início, na manhã desta terça-feira, dia 18, à obra de construção de um novo posto de saúde para os moradores do bairro Bela Vista. Aguardado há uma década pelos usuários e pelos profissionais que atuam na unidade, o novo posto de saúde chega para substituir o atual prédio da UBS Bela Vista, que apresenta uma série de problemas estruturais.

A realização da obra se transformou em uma meta do governo municipal a partir de 2021, quando o prefeito Diego Francisco assumiu a Administração. O empenho da gestão resultou na conquista, que agora começa a sair do papel. Com um aporte de R$ 2 milhões de recursos oriundos do Governo do Estado, e uma contrapartida de aproximadamente R$ 400 mil da Prefeitura, a previsão é de que em outubro de 2023, o novo posto de saúde seja inaugurado. 

O novo prédio, que será erguido na esquina das ruas Ari Grade e Hulda Dienstmann, terá mais de 640 m², e abrigará duas equipes de Saúde da Família, uma equipe de Saúde Bucal e uma equipe de apoio, com nutricionista, psicólogo e psiquiatra. Além de atender os moradores do Bela Vista, também são atendidos pela UBS os moradores residentes nos bairros Das Quintas e Lira. Conforme a Secretaria de Saúde, em torno de oito mil estancienses serão beneficiados com a nova unidade de saúde. 

Com a assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação já iniciou a obra, através da limpeza do terreno. “Este é mais um momento de muita alegria e satisfação que estamos vivendo. Os desafios que encontramos ao longo do percurso até chegar aqui só aumentam o sabor dessa conquista”, colocou o prefeito Diego Francisco, ao narrar para o público todas as articulações que foram feitas para garantir o recurso estadual à obra. 

Agora, o chefe do Executivo avisou que considera esse desafio concluído e se diz disposto a gastar energia para um novo desafio, que é viabilizar a obra de ampliação do Hospital Municipal Getúlio Vargas. “Estou pronto para batalhar por esta conquista para o povo estanciense. Já iniciamos as tratativas para captar recursos para esta grande obra e estou otimista de que iremos alcançar o objetivo”, concluiu. 

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado, em especial na área da Saúde, resgatando a confiança dos municípios e instituições de saúde do Estado em relação aos compromissos do governo estadual. Arita também destacou o empenho do prefeito Diego Francisco em busca de melhorias e conquistas para Estância Velha. “Um dia, recebi a ligação de um prefeito me cobrando mais vacinas, questionando os critérios adotados para a distribuição de doses. Primeiro pensei: quem é este prefeito que ‘briga’ comigo. Tá aqui, este jovem prefeito, que briga positivamente para que o município se desenvolva e seja um orgulho para todos nós, no Rio Grande do Sul”, contou. “Vejo, pelo empenho do prefeito Diego, que Estância Velha tem uma gestão comprometida com a saúde”, emendou Arita. 

Data de publicação: 18/10/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer

Créditos das Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV

Compartilhe!