O dia 10 de setembro é considerado oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante todo o mês de setembro.

Como forma de alertar a população sobre o Setembro Amarelo, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Lions Club, realizou, nesta sexta-feira, 16, atividades alusivas à prevenção ao suicídio. Uma caminhada partiu do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, passou pela Secretaria da Saúde e rumou até o Hospital Municipal Getúlio Vargas. 

Na casa de saúde, uma roda de conversa sobre o tema foi realizada com profissionais da saúde, pacientes da ala psiquiátrica do HMGV e comunidade. “Enquanto estamos aqui conversando, uma pessoa comete suicídio no Brasil. Transtornos psicopatológicos matam mais que algumas outras doenças e não são tão faladas”, alertou durante a conversa Maria Caroline Kayser, Psicóloga do HMGV e Coordenadora de Saúde Mental da unidade.

O dia 10 de setembro é considerado oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante todo o mês de setembro. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. 

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Data de publicação: 16/09/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Wesley Wierganowiez/PMEV

Compartilhe!