As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de muitos alunos que há décadas acreditam
no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades. Por isso, o Sistema Sicredi desenvolveu o Programa Cooperativas Escolares, com o objetivo de  ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Oportunidades essas voltadas para o desenvolvimento de quatro dimensões: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

Para garantir que a experiência dos estudantes seja cooperativa e de muito protagonismo, foi desenvolvido o jogo “Cooperlândia”. Dentro da proposta, desde agosto de 2021, os estudantes do Programa estão realizando as missões da fase 1 do jogo, que apresenta como objetivo principal a formação e fundação dos Conselhos Administrativo e Fiscal.

A última missão da fase 1 - Assembleia de Fundação, aconteceu esta semana na escola do bairro Campo Grande, momento no qual a Cooperativa Escolar Anita Garibaldi - COOPANITA iniciou oficialmente sua existência. A Comissão de Fundação é orientada pela professora Sabrina Ritter Colombo e conta com a participação de 11 alunos, apresentando um total de 59 alunos sócio-fundadores. No evento de fundação foi aprovado o estatuto e realizado a eleição de diretoria e conselheiros da cooperativa.

PRÓXIMAS ETAPAS
Inicia agora a segunda fase do jogo da Cooperlândia, com novos desafios a cada encontro, onde envolve o cooperativismo, criação de um produto, aprender sobre prestação de contas, livro caixa, divulgação. Conforme a professora Sabrina, as fases são sempre uma surpresa e um novo desafio para os cooperados. “Vivenciamos um momento histórico para nossa escola e cidade. Sem dúvida, os aprendizados que já estão acontecendo desde agosto de 2021, continuarão e o trabalho pela proposta de cooperativismo vai transformar realidades”, relata a professora Sabrina.

Data de publicação: 25/08/2022

Créditos: Sandra Costa