A Prefeitura irá repassar às entidades R$ 87.600,00, em parcelas mensais, e elas se comprometem a desenvolver atividades e ações culturais de manutenção e preservação da Cultura Tradicionalista Gaúcha.

Foi sancionado o projeto de lei que garante o aumento de repasse anual à Associação Gaúcha Estanciense (AGE) e, respectivamente, aos quatro CTGs da cidade. O prefeito Diego Francisco reuniu a diretoria da AGE e integrantes dos galpões para formalizar a lei na última semana, na sede do CTG Gaudérios da Saudade.

A Prefeitura irá repassar às entidades R$ 87.600,00, em parcelas mensais, e elas se comprometem a desenvolver atividades e ações culturais de manutenção e preservação da Cultura Tradicionalista Gaúcha, como a ministração de aulas de dança, instrumentalização e declamação de poemas gauchescos, palestras culturais sobre o Rio Grande do Sul e da organização da Festa de São Pedro, padroeiro do Estado do Rio Grande do Sul.

“Vocês, tradicionalistas, realizam um trabalho importante para a manutenção da cultura no município e esse investimento garante uma certa tranquilidade, pois sei das dificuldades, ainda mais depois de um período como o que passamos, que passam para manter os galpões abertos à comunidade”, afirmou Diego. O prefeito também expressou seu desejo de ver as invernadas artísticas fortes e levando o nome de Estância Velha por todo o Estado.

O presidente da AGE, Vilson Rauber, reconheceu o esforço da Administração em auxiliar as entidades tradicionalistas e garantiu o esforço para atender as expectativas. “Sabemos que o momento é de dificuldade, mas a abertura da Prefeitura para o diálogo nos traz segurança e mostra o interesse de manter viva a chama da tradição”, colocou.

Também participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Obras, Ayrton Haag, e o presidente da Câmara de Vereadores, Yuri Campos.

Data de publicação: 13/06/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer