A sétima edição da barreira sanitária foi realizada pelo Departamento de Proteção Animal na Vila Perimetral, na divisa com o município de Ivoti.

A Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) concluiu mais uma ação preventiva visando o bem-estar animal e o controle populacional de cães no município. A sétima edição da barreira sanitária foi realizada pelo Departamento de Proteção Animal na Vila Perimetral, na divisa com o município de Ivoti. As ações visam criar barreiras contra zoonoses, evitando que doenças contagiosas e altamente letais aos pets, como cinomose, parvovirose, entre outras, entrem no município. 

Ao todo, na Vila Perimetral, foram vacinados 30 cães contra essas doenças. Os animais também foram desverminados. Os cães doentes foram tratados imediatamente pelos médicos veterinários da Prefeitura. Além disso, a equipe da Semape identificou 12 cadelas que ainda não estão castradas. Elas serão encaminhadas à castração através do programa que é realizado há anos pela Prefeitura. 

O diretor de Proteção Animal, Edenilson Klaus, o Nina, reforça a importância de seguir com investimentos em prevenção. “Hoje o município está perto de atingir o número que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o ideal de pets castrados. Castrando e vacinando, evitamos doenças e a proliferação desordenada de cães”, informa. 

Data de publicação: 13/04/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer

Créditos das Fotos: Richard Silva/PMEV

Compartilhe!