Home > Coleta Seletiva
A questão do lixo é preocupante e diz respeito a cada um dos cidadãos do planeta. Com o crescimento demográfico e o consumo exagerado, o descarte de embalagens e de resíduos orgânicos é cada vez maior. A qualidade de vida começa a ser abalada no momento em que não há uma conscientização de que o homem é parte deste ambiente e que tudo retorna e é cíclico. Uma coleta seletiva efetiva ultrapassa as questões ambientais e diz respeito a qualidade de vida e nível de educação e sensibilização de um povo.
A coleta seletiva ou o lixo separado adequadamente favorece a reciclagem e a reutilização de materiais evitando o desperdício. Estância Velha, que foi uma das cidades pioneiras no RS na implantação da coleta seletiva, continua investindo na educação ambiental como base de atitudes conscientes. A coleta seletiva é só uma delas.
Uma cidade limpa e organizada não depende só do poder público. A participação da comunidade é extremamente importante para manter a ordem. O Calendário de Recolhimento de Entulhos chega a todas as residências do município e, através dele, as Secretarias de Obras e Meio Ambiente podem traçar um cronograma de recolhimento de forma organizada, o que otimiza o uso do combustível e o trabalho dos servidores.
Brasão de Estância Velha